Cirurgia de menino que precisa extrair todos os dentes está marcada para a próxima semana: 'Expectativa é a melhor', diz mãe

Por Patrícia Lauris, g1 Tocantins 30/11/2024 - 09:44 hs
Foto: TV Anhanguera/Reprodução
Cirurgia de menino que precisa extrair todos os dentes está marcada para a próxima semana: 'Expectativa é a melhor', diz mãe
Nicolas Gabriel está com problemas em todos os dentes

Após meses de espera, o pequeno Nicollas Gabriel, que teve todos os dentes comprometidos por cáries, vai conseguir fazer a cirurgia de extração na quarta-feira, dia 4 de dezembro. A boa notícia veio após consulta com um cardiologista, já que precisava fazer o chamado risco cirúrgico, que avalia o paciente para o procedimento antes da anestesia.

"A minha expectativa é a melhor", disse a mãe de Nicollas, Divina Alves Oliveira, que divulgou o caso do filho após enfrentar demora para conseguir dar andamento no atendimento.

Segundo a mãe, pelo problema bucal, o filho tem dificuldades para se alimentar e beber água. O tratamento começou há cerca de um ano e a orientação é que ele precisaria extrair todos os dentes. Mas faltava a consulta com um cardiologista, já que ele precisará ser sedado para o procedimento.

A consulta ocorreu nesta sexta-feira (29). "Ele ficou com um pouco de medo aí começou a chorar. Só que depois ele entendeu e parou", lembrou Divina, ao contar que o profissional do Hospital Infantil fez a avaliação e informou que estava tudo certo para o procedimento. Mas ele terá que passar pela odontopediatria.

"O cardiologista só pegou o resto dos exames que ele já tinha feito, avaliou, disse que estava tudo ok. Aí mandou para dentista, a dentista também fez a avaliação dela, deu tudo certo. Ele tem um retorno dia 2 [de dezembro] que é com odontologia para fazer uns exames. Dia 4 [de dezembro] vai ser feita a cirurgia por sedação", contou a mãe.

O caso de Nicollas ganhou repercussão no último fim de semana, quando a mãe resolveu divulgar o caso grave do filho.

"Eu coloquei a minha cara na frente pra resolver, porque nem toda mãe tem a coragem que eu tive de buscar uma coisa que meu filho precisa, porque condição eu não tenho. Se eu tivesse condição eu não precisava ir na TV pedir que o poder público desse uma posição do caso do meu filho", enfatizou.

Com o problema dentário, o menino que enfrenta dificuldades para comer ou até mesmo beber água, está perdendo peso e causando preocupação na mãe.

A mãe afirmou que procurou atendimento em uma unidade básica de saúde quando Nicollas estava com cáries em quatro dentes. Ela disse que isso aconteceu há cerca de um ano, mas o encaminhamento para o centro de especialidades demorou tanto que o problema tomou conta dos outros dentes da criança.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) afirmou que a criança recebeu atendimento em uma Unidade de Saúde e precisou ser transferida para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Palmas. A transferência não se deu pela complexidade do procedimento e sim porque o paciente é uma criança não colaborativa, e precisava de maiores cuidados (veja nota abaixo).

Depois da repercussão do caso, a consulta do menino com um cardiologista, para fazer o exame de risco cirúrgico, foi marcada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para esta sexta-feira.

Uma clínica de odontologia particular chegou a entrar em contato com ela com o objetivo e oferecer o tratamento dentário a Nicollas, mas como Divina não sabia se ele teria alguma reação com a anestesia, preferiu manter o tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


NicolasGabriel teve todos os dentes comprometidos por cáries e aguarda tratamento.Foto: Arquivo Pessoal


Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que o paciente foi inicialmente atendido na Unidade de Saúde da Família (USF) José Luiz Otaviani e, posteriormente, transferido para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde foi acolhido no dia 29 de outubro de 2024.

A transferência não ocorreu devido à complexidade do procedimento, mas pela necessidade de cuidados específicos, já que se tratava de uma criança com dificuldade de colaboração durante o atendimento. No CEO, a mesma condição foi observada, levando os profissionais a avaliarem que seria necessário realizar o procedimento odontológico sob sedação. Dessa forma, a criança foi encaminhada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), onde aguarda a realização do atendimento em ambiente hospitalar, conforme indicado pela equipe odontológica.

A Semus reforça que, desde a primeira consulta, a mãe e o paciente receberam orientações detalhadas sobre medidas preventivas contra cáries, incluindo a importância de evitar alimentos cariogênicos e manter hábitos saudáveis de higiene bucal, essenciais para a saúde odontológica infantil.


g1  Tocantins 

Tocantins